9 conselhos para se tornar um empreendedor mais confiante

Os empreendedores, em sua maioria, são apaixonados, mantêm o foco nas oportunidades
e se sentem confortáveis frente aos riscos.

Todavia, para Jacqueline Whitmore, consultora da Entrepreneur, a confiança é a qualidade mais importante de um empresário.“Para alcançar todas as metas que deseja, o empreendedor tem que acreditar que é capaz de consegui-las”, diz.

Se você (ainda) não é uma pessoa positiva e segura, confira abaixo nove maneiras de aumentar a sua confiança na empresa e em si mesmo:

1. Vista-se para o sucesso
Com o “dress code” ideal para cada ambiente, você mostra aos outros que é experiente, forte e competente. “Antes de qualquer reunião com um cliente importante, pesquise como é o ambiente da empresa, assim como seus valores internos”, afirma.
2. Corrija sua postura
A má postura pode passar uma imagem de desleixo aos clientes ou colegas de trabalho. Além disso, pode parecer que você é inseguro, preguiçoso ou desinteressado. “Tente se esforçar para manter os ombros para trás e a cintura alongada. Deixe a cabeça em posição neutra e com o queixo ligeiramente levantado”.
3. Preocupe-se menos
Empreendedores sem autoconfiança têm uma imagem negativa sobre o que os outros pensam deles. “Concentre-se em todas as coisas que você faz bem e, se achar que deve, contrate outros especialistas para cuidar do que deseja corrigir”.
4. Tenha foco no futuro
Se você está se sentindo preso nos problemas do dia a dia, lembre-se de pensar nos sonhos que possui para o futuro. “Dessa maneira você foca no que é mais importante para você e sua empresa”.
5. Seja positivo
Empresários são bombardeados de notícias ruins todos os dias. Para neutralizar a energia negativa ao seu redor, encha sua mente de pensamentos positivos. “Mostre gratidão por pequenos atos de bondade e permita que a positividade se torne um hábito”.
6. Deixe os pequenos erros de lado
O mundo inteiro comete erros, então não espere ser perfeito. “Se você cometer um erro, não fique obcecado por ele. Assuma a responsabilidade, peça desculpas, corrija o mais rápido possível e siga em frente”, afirma.
7. Melhore a cada dia
Uma pequena realização, mesmo que não relacionada ao ambiente de trabalho, pode ajudar a aumentar sua confiança. “Se você gosta de se sobressair em algo específico, como jogar golfe ou falar em público, invista em si mesmo e tenha aulas sobre o assunto”.
8. Programe um tempo para a diversão
Trabalhando demais e não reservando um tempo para descansar, você vai levar seu corpo e sua mente ao cansaço e exaustão. “Certifique-se de que terá um tempo diário para fazer as coisas que você ama. Com um tempo para os hobbies, amigos e família, você se sentirá rejuvenescido e pronto para os desafios”.
9. Não tenha medo de pedir conselhos
Sempre que se deparar com um problema, chame um amigo ou colega para te aconselhar. “Muitas vezes, uma opinião diferente vai ajudá-lo a olhar a vida de uma forma diferente, para conseguir superar os desafios”, afirma.




Fonte
Pequenas Empresas & Grandes negócios

2 comentários:

Marcelo Souza disse...

A confiança é fundamental para um bom administrador. Mas muita confiança pode ser prejudicial. Cuidar com a humildade.

Carina Robison disse...

ótimo texto! boas dicas, parabéns!