Por Ernesto Berg
Escutar é uma habilidade que precisa
ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você
tem a habilidade de escutar. Responda as questões em termos da sua maneira de
ser. Não procure “acertar” ou imaginar a melhor resposta. Seja você mesmo.
S =
SIM N =
NÃO + - = MAIS OU MENOS
1. Você prefere falar? (em vez de
ouvir) S
N + -
2. Você costuma memorizar (ou anotar)
os itens mais importantes de uma conversação?
S N + -
3. Você tem o hábito de prestar
atenção às mensagens não verbais (gestos, postura, expressão facial etc.) e as
utiliza como fonte de referência para dar seguimento ao diálogo?
S N + -
4. Você costuma virar-se, mexer-se,
olhar para os lados ou ocupar-se com o celular enquanto alguém fala com
você? S
N + -
5. Você costuma fazer perguntas para
que você possa entender melhor o que a outra pessoa diz? S N + -
6. Você demonstra um real interesse
no que a pessoa está dizendo, olhando atentamente para ela? S N + -
7. Você solicita uma nova explicação
ou repetição de algo que não tenha entendido bem?
S N + -
8. Você tem o hábito de interromper
as pessoas enquanto elas estão falando?
S N + -
9. Você presta atenção aos conteúdos
emocionais tanto quanto escuta o que a pessoa diz?
S N + -
10. Você demonstra impaciência ou
irritação, quando alguém lhe diz algo que lhe aborrece?
S N + -
Faça sua contagem de pontos
Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes perguntas: 2, 3,
5, 6, 7, 9
Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes perguntas: 1, 4,
8, 10
Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS
TOTAL DE PONTOS: ______
Seu resultado
De 9 a 10 pontos. Você é um bom ouvinte. Sabe captar as ideias do interlocutor e
sua atitude desperta confiança.
De 6 a 8,5 pontos. Você é um ouvinte médio. Consegue captar boa parte das
mensagens, mas mostra, também, a necessidade de praticar mais a arte de bem
ouvir, a fim de superar algumas deficiências.
Abaixo de 6 pontos. Você provavelmente tem dificuldades em saber ouvir. Boa parte
das mensagens que escuta não é processada adequadamente e sofre algum tipo de
interferência pessoal, o que o deixa “desligado” de alguns pontos importantes
da conversação.
A diferença entre escutar e ouvir
Uma das melhores maneiras de demonstrar seu
interesse pelas pessoas e estabelecer relacionamentos profícuos é a capacidade
de saber escutar. Escutar é uma
habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Gostamos
mais de falar do que de escutar e poucas vezes nos concentramos em realmente
ouvir. Confundimos escutar com ouvir. Ouvimos sons, ruídos, chiados, vozes,
barulhos, mas não estamos, de fato, atentos a isso. Em geral só escutamos 25%
do que ouvimos e os restantes 75% são eliminados. Escutar significa prestar atenção. Quando
escutamos, isto é, prestamos atenção, somos capazes de entender melhor quem a
pessoa é, sua forma de pensar e de agir. A
capacidade de saber ouvir atentamente é uma das competências mais importantes
que podemos desenvolver, pois dela depende, em alto grau, a condição de
resolver conflitos e estabelecer entendimentos proveitosos tanto no ambiente de
trabalho quanto familiar.
Texto extraído e condensado do livro O Livro das Relações Humanas – Seu
Manual para Obter Sucesso com as Pessoas, de Ernesto Berg, Juruá Editora.Para maiores detalhes, ou adquirir a obra acesse www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS,
ou acesse aqui.
Ernesto
Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros,
especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo,
criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. Graduado
em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de
Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da
Alexander Proudfoot Company de São Paulo.
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br , voltado para a área de recursos humanos, administração e
negócios. Email: berg@quebrandobarreiras.com.br
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