A Forbes perguntou em sua
página do Facebook qual era a lição que os fãs da página tinham aprendido do
jeito mais difícil. O que começou apenas com uma pergunta parar gerar interação
tornou-se uma fonte de conhecimento quando empreendedores começaram a compartilhar
suas experiências.
É claro
que cada pessoa terá dificuldades diferentes, mas aqui estão 20 conselhos que
podem salvar você de algumas dores de cabeça:
1. Você
não pode fazer tudo sozinho - Criar
um time é essencial, pois cada pessoa só pode dedicar um número X de horas aos
negócios. Se você insistir em fazer muito sozinho, quando seu negócio crescer e
seu tempo se tornar mais escasso você sofrerá. Construa uma equipe que pode
levar a empresa para frente quando você não está.
2. Você
pode achar que seu produto é perfeito, mas o cliente não - Por isso, escute e valorize o feedback!
Lance seu produto com adiantamento, pois você só saberá da sua real qualidade
quando ele estiver no mercado.
3. Concentre-se
em uma área e faça isso muito bem - Tentar fazer tudo dificilmente leva ao
crescimento. Especialize-se e qualifique-se, para poder cobrar melhor pelo que
você fornece.
4.
Receba o pagamento antes de entregar o projeto a um cliente - Isso é especialmente importante se você
trabalha com serviços. Quando você termina e entrega um projeto de website, por
exemplo, não há muito o que negociar depois. Colocar marcas d’água ou
apresentar o site em um domínio privado até receber o pagamento podem ser soluções.
5.
Cobrar menos não funciona a longo prazo - Você pensa “não preciso cobrar R$150 por
este produto, posso cobrar R$ 70 e ganhar muito mais do que eu ganhava quando
era empregado”. Mas a realidade é que quando você calcular todas as despesas
verá que o primeiro valor era mais realista. Focar na qualidade e não no preço
é o que vai fazer a diferença; o cliente que está interessado em preço,
somente, trocará você assim que surgir um produto mais barato, mas o que está
procurando excelência permanecerá fiel.
6.
Paciência e flexibilidade ajudarão você a superar os tempos difíceis - Começar devagar, construir uma clientela
leal e persistir vão ajudar você a montar uma empresa de sucesso sem criar
dívidas.
7.
Trabalhe para o seu real público-alvo - Pesquisar sobre a demanda é fundamental
para não se desapontar. Não adianta pensar que “tal setor pode precisar de X
produto” sem conhecer essa área de atuação. Conheça e construa aquilo que o
mercado quer e precisa!
8.
Nunca entre em parceria sem um acordo de compra/venda - Por mais que você conheça alguém, não há
como saber quando essa pessoa vai querer se aposentar ou fazer outra coisa. É
importante saber que existe a possibilidade de comprar a empresa e se
desvencilhar do sócio quando for o momento.
9. Seja
agradecido -
Valorize seus clientes mais leais, que mostram a demanda para o que você faz,
pois não há preço que pague fiéis “advogados” da sua marca.
10.
Cuide daqueles que cuidam de você - Se um cliente fala bem do seu
serviço/produto, recompense-o de alguma forma. Uma camiseta, um brinde ou
alguma correspondência especial são ideias que podem solidificar uma relação
boa com o cliente.
11. Não
conte com dinheiro que não está na sua conta - Não há problema em ficar animado com
reuniões de negócios ou propostas do tipo; é prejudicial, porém, fazer planos
em cima de propostas que ainda não foram concluídas e pagas. Não se deixe
levar!
12.
Você ganha mais estando errado do que tentando se provar certo - Não adianta brigar com um cliente que não
entende seu produto ou serviço; é melhor lhe reembolsar e seguir em frente.
Lutar por um cliente que não é o ideal para a sua marca é um gasto de tempo e
energia.
13. As
pessoas não deixam empresas, deixam gerências - Essa lição serve para clientes e
funcionários; um gerente perde pessoal se eles pensam que não estão sendo
ouvidos ou valorizados. Clientes deixam de usar o produto se não estiverem
satisfeitos com ele. A qualidade do serviço e produto refletem sempre a
gerência.
14. A
forma como você apresenta sua empresa deve refletir o cliente - Se você tem uma clientela séria, seja
sério; se eles são mais despojados, tenha senso de humor. Você tem que
encontrar seu nicho e adequar seu conteúdo e serviços a ele.
15.
Combine custos extras adiantadamente - Se você estabelece no contrato que o
cliente deve pagar um valor X e que, em caso de maior demanda de serviço ou
produto, o valor Y deve ser acrescentado, fica mais fácil negociar. Melhor não
deixar nada no escuro!
16. Se
sua empresa tem vários produtos/serviços tenha certeza de que você sabe
exatamente como cada um funciona - Isso ajudará você a olhá-los com mais
clareza, inclusive quando mudanças forem necessárias.
17.
Quando você achar que testou seu produto o suficiente, teste-o mais! Nunca lance produto ou serviço se este não
for exaustivamente testado por pessoas que não trabalham pra você.
18.
Entenda como funciona o networking nas redes sociais - Se você adota um canal, o Twitter, por
exemplo, conheça sua linguagem; utilizar uma rede de forma equivocada poderá
fazer mais mal do que bem, em longo prazo.
19.
Economize - Tenha
o suficiente guardado para a empresa andar por 2 ou 3 meses sem lucros.
Mantenha uma linha de crédito disponível, mesmo que não planeje usá-la tão
cedo. E 3 ou 4 vezes por ano peça para um contador certificado analisar suas
contas.
20.
Sempre deixe o presidente pagar as bebidas! Saúde!
Com
informações de Forbes
Fonte: administradores.com.br/noticias/negocios/20-licoes-de-negocios-que-e-melhor-nao-aprender-a-forca/83598/
Um comentário:
Ótimo Texto!!
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