Profissão N° 5 - Bacharelado em Ciência da Computação


Um profissional treinado para resolver problemas
O profissional de Ciência da Computação cria tecnologias para que o computador funcione adequadamente e as pessoas o usem de forma mais eficaz. Para que isso seja uma realidade, os acadêmicos devem dominar os vários aspectos de um sistema de computação, transitando por todas as subáreas da Informática com naturalidade; absorver novas tecnologias, acompanhando a evolução da Informática durante toda a sua carreira; ter capacidade de analisar e modelar problemas que lhe sejam apresentados, adotando as
técnicas adequadas para solucioná-los da melhor forma possível, sendo criativos, curiosos e capazes de buscar alternativas.
O curso permite a formação de três diferentes profissionais, que refletem as diferentes aptidões e competências dos formandos: empreendedor, desenvolvedor e acadêmico. Os primeiros dois perfis podem ser chamados de “mercadológicos”, pois correspondem aos formandos que vão para o mercado de trabalho. O empreendedor atuará no desenvolvimento de software. O terceiro perfil corresponde ao formando que vai seguir carreira acadêmica e prosseguir seus estudos na pós-graduação (mestrado e doutorado), atuando como pesquisador. Para colocar em prática os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula e, desta forma, alcançar um dos perfis, os alunos têm a disposição os laboratórios de Informática e de pesquisa. Durante a permanência na Universidade, o acadêmico (mundo Administrativo) é preparado para desenvolver projetos de software e/ou criar uma microempresa de prestação de serviços de Informática.

MITOS E VERDADES

·         O Bacharelado em Ciências da Computação é um curso de ciências e não de tecnologias.
·         É fantasia a idéia de que o curso se resume à internet e aos jogos.



FONTE:

Extraído manualmente do guia de profissões da Universidade Federal do Paraná, digitação, configuração e imagens: Mundo Administrativo.





Um comentário:

Carla disse...

Não esta mais colocando, cursos?
gostaria muito de saber dos outros também.. Continua colocando