Especialistas afirmam que um
planejamento bem elaborado pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso
de um empreendimento.
Você já parou para pensar como surge uma empresa? Primeiramente, alguém
pensa em uma ideia ou tem um "estalo" em sua cabeça que pode vir
influenciado por "N" fatores. Essa ideia se transforma em uma
pergunta que a maioria dos empreendedores costuma fazer para si: "e se eu
abrisse um negócio sobre isso?".
Pronto, a pedra fundamental do empreendedorismo é lançada e um mundo de
possibilidades é aberto. Claro que - dessa fase de ter a ideia até o negócio
efetivamente dar certo - a trajetória que o empreendedor precisa fazer é
gigantesca e, pode ter certeza, não é nada fácil.
Nesse início de percurso, uma etapa que pode fazer a diferença para
obter sucesso no empreendimento é a pesquisa de mercado. De acordo com o
administrador Rodolfo Ohl, country manager Brasil da SurveyMonkey, empresa
especializada em questionários on-line, a pesquisa pode diminuir as margens de
erro e oferecer mais garantias sobre se o negócio está ou não no caminho certo.
"A importância de realizar pesquisas é para facilitar e embasar as
decisões da empresa com dados e não só em conceitos vagos e achismo. A partir
do momento que você tem informações e dados sobre o seu cliente, ou seu
potencial cliente ou até mesmo internamente da empresa, você toma melhores
decisões", afirma Rodolfo.
E por incrível que pareça, a realização de uma pesquisa mercadológica
antes do inicio de qualquer negócio é muito pouco discutida entre os
empreendedores. De acordo com estatísticas do Sebrae, a maior parte dos
empreendimentos quebram no primeiro ano de funcionamento por falta de
conhecimento do negócio e não por falta de crédito, como muitos acreditam.
"Tenha em mente que a informação é a bússola do seu empreendimento.
Uma ideia na cabeça combinada ao seu espírito empreendedor é um ponto de
partida poderoso, só que o negócio pode naufragar se não for bem conduzido ao
longo da rota", destaca Regina Paes, sócia-diretora da Visão Pesquisa
& Gestão da Informação.
Mas como
começar?
Os tradicionais e já conhecidos formulários fazem parte da primeira
etapa desta pesquisa. E um meio bastante promissor é aproveitar as plataformas
que oferecem esse serviço na internet pela rapidez e preço.
De acordo com Rodolfo Ohl, "o primeiro passo é definir o mercado
que será pesquisado no início - público-alvo, concorrente, fornecedor - e os
objetivos da pesquisa a ser realizada. Na sequência é preciso identificar o
tipo de informação que será precisa para compor sua pesquisa. E na sequência é
preciso elaborar as perguntas básicas de acordo com os tipos de informações
relevantes". (Veja o box abaixo).
Mas não é só para lançar um produto ou abrir um negócio que é possível
utilizar as pesquisas. Os usuários podem gerar diversas opções de
questionários, como pesquisa de satisfação de clientes ou funcionários,
desempenho de produtos e serviços, planejamento de eventos, avaliação de
treinamento, trabalhos científicos e acadêmicos, dentre várias outras
possibilidades.
Um negócio
feito na pesquisa
Quem seguiu o script da pesquisa para fomentar todas as suas etapas de
criação foi a startup Easy Taxi, primeira plataforma da América Latina
desenvolvida para chamada de um táxi pelo próprio passageiro por meio do
celular ou internet.
A Easy Taxi utilizou a ferramenta de pesquisas para aplicar a
metodologia Lean Startup, que orienta o modelo de negócios a buscar respostas
através da validação de hipóteses. O principal motivo dessa busca é o movimento
chamado Pivô, em que você vai "pivotando" seu modelo de negócios até
encontrar o mais rentável e escalável possível.
Nesse processo, chegou-se a plataforma que facilita o acesso do
passageiro ao taxista com apenas alguns cliques e na média de dez minutos.
"Esse é um mercado promissor e com muita oportunidade de crescimento, já
que no Rio de Janeiro existem mais de 36 mil taxistas, dos quais 75% são autônomos,
sem vínculo com nenhuma cooperativa", comenta Tallis Gomes, CEO da Easy
Taxi.
A perspectiva do executivo é que o projeto ganhe ainda mais proporções
em dois anos. "Isso será um diferencial nos eventos esportivos que
acontecerão no Rio de Janeiro nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014,
quando teremos um grande número de turistas no País", acrescenta.
Etapas
Cinco etapas para fazer uma pesquisa satisfatória
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1ª – Decisão
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Identificar qual a decisão você pretender tomar.
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2ª – Dados e informações
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Quais dados e informações seriam importantes para tomar essa decisão
bem fomentada.
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3ª - Questionário
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Elaborar as perguntas pertinentes para a pesquisa. Existem modelos já
prontos disponíveis por empresas de questionários.
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4ª - Coleta das respostas
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Escolher os meios que distribuirá os formulários. E-mail,
pessoalmente, através de um link no site, rede social etc.
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5º - Análise
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A partir dos relatórios, analisar os resultados e fazer os
cruzamento das informações.
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Por Fábio Bandeira de Mello