Recentemente
ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing Pessoal e um dos
participantes contou-nos um breve relato de sua experiência profissional. Ele
dizia se sentir “excluído” do mercado de trabalho. O principal motivo: sua
idade. Rodrigo, 43 anos, durante vinte e dois anos de sua vida dedicou-se quase
exclusivamente ao trabalho.
Neste período,
atuou em duas empresas de médio porte e uma multinacional de grande porte, na
qual passou os últimos onze anos. Após concluir a faculdade mergulhou nos
negócios e não participou de cursos de atualização e congressos por falta de
tempo.
Há nove meses
Rodrigo vem procurando um novo emprego. Participou de diversas entrevistas, mas
no momento final não consegue a vaga. Procurou os
amigos, muitos que ele nem se
lembrava quando trabalhava, e por isso mesmo, nada .
O que faltou a
Rodrigo - e é comum em muitos profissionais - é o planejamento da carreira
profissional. Algumas pessoas ficam esperando que a empresa faça algo por elas;
entretanto, como sabemos, o único responsável por nossas vidas somos nós
mesmos. Isto me faz lembrar uma história que li na Internet há poucos dias:
“Um grupo de
cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um
cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas,
jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo,
quando um macaco ia subir a escada os outros o pegavam e enchiam de pancada.
Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das
bananas. Então substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que
ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o
surraram.
Depois de
algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo
foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com
entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um
quarto, e afinal o último dos veteranos, foi substituído. Os cientistas então
ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho
frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se possível
fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a
escada, com certeza a resposta seria: - Não sei, mas as coisas sempre foram
assim por aqui.”
O Marketing
Pessoal atua diretamente neste processo, pois é uma das ferramentas mais
importantes para se acabar com o conformismo e o despreparo no que tange ao
gerenciamento de carreira, porque:
· É a base para
o planejamento de sua imagem pessoal e profissional;
· Permite o
reconhecimento de suas competências e a forma correta de expô-las;
· Demonstra como
criar, ampliar e gerenciar sua rede de contatos – networking;
· Reforça a
auto-estima e a coragem para enfrentar os desafios;
· Desperta o
indivíduo para o auto-desenvolvimento e
o auto-gerenciamento da sua carreira profissional e vida pessoal;
· Amplia a
percepção para lidar com as constantes mudanças;
· Instrui sobre
formas adequadas de postura e etiqueta profissional.
Durante nossa
história de vida vamos construindo uma imagem perante os outros. Esta imagem é
constituída a partir de ações corriqueiras como cumprimentar seu vizinho no
elevador, até a postura utilizada em uma reunião de negócios. A maneira como
gerenciamos esta imagem pessoal e profissional através das atitudes do cotidiano
é que defino como Marketing Pessoal.
Para utilizar a
técnica com eficácia, inicie definindo claramente o que quer. Qual é seu
objetivo profissional? O que é preciso para atingir esta meta? Estipule um
prazo para que isto ocorra – prazo compatível com sua condição atual. Analise o
ambiente da empresa atual e do mercado.
Feito este
mapeamento, você está preparado para iniciar o trabalho de Marketing Pessoal
que envolve, entre outros assuntos:
· Apresentação
Pessoal e Comunicação;
· Postura e
Ética;
· Relacionamento
social e profissional;
· Visão e
planejamento da sua imagem;
· Estabelecimento
de valor / preço;
·
Auto-conhecimento para gerar um plano de auto-desenvolvimento;
· Reconhecimento
e mudança de atitude;
· Posicionamento
no mercado
Portanto,
aprenda, desenvolva e pratique o Marketing Pessoal, antes que seja tarde!
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Rogério Martins
rogerio.martins@personaconsultoria.com.br
Graduado em Psicologia e possui Pós-Graduação em Recursos Humanos e Psicodrama