O
livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico
voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início
de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e
coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o
mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Após
um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e
a insubordinação de seus filhos, John começa a
ver que nem tudo estava como
planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor
de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e
relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado
perto do lago Michigan.
Uma
das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um
ex-executivo, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio
de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter,
e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável
pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len
tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.
Ensinamentos
Durante
as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e
autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho
e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi
colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a
autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles,
e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de
um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do
falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.
Mais
conhecido como Amor Agapé, a bondade, o respeito e a paciência são uma de suas
principais características. Sinônimo de liderança, este conceito, aqui,
significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma
pessoa mais pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância
do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que
plantamos, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem que ser
saudável para estimular os funcionários.
A
práxis ocorre quando um comportamento influencia nossos pensamentos e
sentimentos. Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem
servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso,
com o passar do tempo desenvolveremos sentimentos positivos por essa pessoa.
Exemplo
Exemplo:
quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos
em alguém ou algo durante certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo
objeto de nossa atenção.
Na
última reunião Len e o grupo conversaram sobre recompensas, após debaterem
sobre o assunto chegaram a conclusão que a disciplina exigida para liderar com
autoridade nos trará ganhos e benefícios, e que a recompensa da alegria é algo
que traz satisfação interior e convicção de saber que você está verdadeiramente
em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida.
Amar
aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos força a quebrar nossos muros
de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. No livro “O monge e executivo” o autor
James C. Hunter nos mostra todos os requisitos para nos tornarmos um líder
ideal. Quando tentamos trazer à memória os líderes que nos marcaram, tanto sociais
como empresariais, nos deparamos em pessoas que tinham ou tem algo cativante,
diferente. O autor expressa em um texto fluido e emocionante este algo mais.
Semelhanças entre Líderes
Embora
existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois
elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por
outro, envolve um conjunto de influências interpessoais, exercidas num
determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à
conquista de determinados objetivos específicos.
As
funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de
pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o
propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas.
Nos
momentos de reflexão do texto nos deparamos em discurções que nos faz refletir
a diferença entre poder e autoridade, sobre o amor, sentimento ou
comportamento?, as influencias do meio e nossas escolhas nos negócios e na
vida. Assim entendemos que o líder de hoje é muito diferente do de antigamente,
pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico, deve acompanhar todas
as mudanças.
Além
disso, antes o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hoje ele deve saber
compartilhar e investir nas pessoas para que elas dêem o melhor de si mesmas.
Segundo José Tolovi Júnior, liderança é algo que se aprende.
Para
o especialista, qualquer um pode tornar-se um líder, basta ter as ferramentas
certas e muita determinação. “Porém, uma vez lá, o líder precisa tomar cuidado
para não cair em certas armadilhas, pois Liderança também está cercada de
perigos”.
Já
Roberto Justus, acredita que Liderança é um dom, que a pessoa nasce um líder
nato ou não. Para o executivo, desde criança já demonstramos se seremos líderes
ou não. No conceito de liderança, os líderes desenvolvem habilidades básicas e
o conhecimento necessário para compreender, predizer e influenciar o
comportamento dos outros. Para James C. Hunter, o individuo não precisa ser
chefe para ser líder.
“Liderança
é você inspirar e influenciar o outro para ação. É influenciar pessoas com
entusiasmo e trabalho para o bem comum”. A diferença entre poder e autoridade
consiste em: “poder é força que funciona por um tempo, mas fica velho”;
“Autoridade, ao contrário, é a habilidade em conseguir que as pessoas façam sua
vontade por conta de sua influência pessoal”. Um bom exemplo de autoridade,
segundo ele, são nossas mães. “Elas atingem esse status porque nos serviram e
continuam a nos servir ao longo de nossas vidas”.
Resumo e Analise de Aline Ísis estudante
de administração com ênfase em marketing na UnP.