Normalmente as pessoas adoram o
prestígio, status e o salário diferenciado de um cargo de destaque dentro de
uma hierarquia seja ele de supervisão, gerência, coordenação ou direção de
algum departamento ou de uma organização. Porém, algumas destas pessoas já não
se saem tão bem ou até mesmo não tem a mesma adoração pelo cargo quando o
assunto é a responsabilidade imbuída na função. Ou seja, querem ser vistos como
chefes, respeitados como chefes, paparicados, adoram falar que são chefes, mas
não querem ser cobrados pelas responsabilidades de um cargo de chefia.
Responsabilidade é a situação de um
agente consciente e responsável com relação aos atos que ele pratica
voluntariamente.
Acontece que quando somos responsáveis por um departamento ou
setor, somos também responsáveis pelos seus resultados positivos ou negativos.
Se dividirmos a palavra responsabilidade
em duas partes poderíamos dizer que “responsabilidade é a habilidade de ser
responsável”, e como toda habilidade ela pode ser desenvolvida e treinada.
Se você tem um cargo de chefia dentro de
uma organização ou sonha em um dia ter uma empresa, um setor ou um departamento
sobre sua responsabilidade, reflita sobre os seguintes tópicos:
1 – Quando você assume uma função de
liderança, está também assumindo ser responsável por conseguir resultados
positivos naquela função.
2 – Você poderá delegar uma determinada
atividade a um de seus subordinados, porém a responsabilidade sobre os
resultados continua sendo de quem delega. Não adianta querer culpar outras
pessoas caso a tarefa não seja cumprida com eficácia, por isso verifique bem se
delegou para a pessoa certa, e se deu explicações e subsídios suficientes para
que ela cumpra a atividade com qualidade.
3 – Delegar não é “delargar”. Alguns chefes
costumam querer se livrar de problemas e com isso adoram “largar a batata
quente” nas mãos de seus subordinados. Lembre-se, a responsabilidade pelos
resultados continua sendo sua.
4 – Sucesso é resultado! O líder é
avaliado não só pelo seu desempenho individual, mas também pelo desempenho da
equipe subordinada a ele. Treine, motive, capacite, dê e solicite feedback a
seus subordinados. Coloque-se como um líder que desenvolve sua equipe para que
ela aprenda a solucionar problemas.
As empresas esperam que seus gerentes e
líderes saibam delegar objetivando desenvolver novas habilidades em sua equipe,
além de realizar um trabalho mais estratégico e menos operacional, dedicando
maior parte do tempo à resolução de problemas ligados aos negócios da empresa.
Assuma responsabilidades, delegue com
qualidade e afine-se para o sucesso!
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