Apontada por profissionais de Recursos
Humanos como uma das principais “doenças empresariais” atualmente, a apatia
corporativa não tem uma causa específica e sim uma série de fatores internos e
externos que corroboram para que ela se instale nas corporações.
Tem que estar atento aos primeiros
sinais. Mas, como fazer isto? Instalando pesquisas sobre o clima organizacional
e apresentando ao colaborador condições melhores para se manter o bom clima
global interno e externo.
Não existe uma resposta pronta para isto,
é evidente que as causas são as mais variadas, pois cada empresa possui a sua
personalidade, mas o diferencial pode ser encontrado na filosofia nova
proposta, nas atitudes e decisões dos seus dirigentes.
Mediante a este quadro, como podemos
então motivar as pessoas apáticas?
Como podemos identificar a diferença das
pessoas motivadas e aquelas que já perderam esta motivação? Como atingir estes
dois profissionais ao mesmo tempo?
Segundo os pressupostos da PNL, cada
indivíduo age ao seu tempo, ao seu modo, a sua maneira, portanto como poderemos
utilizar esta ferramenta para motivar? Encontrando um denominador comum,
utilizando-se de ferramentas que façam com que este colaborador apático
reencontre o MOTIVO, pois ele está sem ele no momento, os motivos pelos quais,
façam com que este profissional DECIDA, FAÇA e SIGA com DISCIPLINA.
Se a apatia já tomou conta de sua
organização, como identificar estas características e reverter este quadro?
Algumas das características mais
relevantes para se identificar a apatia são as seguintes, ressaltando que é
claro e evidente que possam existir muito mais além destas, depende do perfil
de cada empresa.
·
Pouca ou nenhuma
comunicação entre as pessoas esteja ela em qualquer nível ou departamento
·
Ambiente de
trabalho mal organizado
·
Fluxo de
trabalho e processos inadequados
·
Lentidão na
solução de problemas
·
Dirigentes com
pouca acessibilidade
·
Diferenças
claras ente diretores e gerentes sem um objetivo comum e prol da empresa -
(guerra de egos)
·
Inexistência de
medidores de performance
·
Colaboradores
não têm nenhum acesso à informação de resultados
Dentre outras, mas existem também
fatores isolados que eu dividiria em três partes:
Apatia do colaborador: em geral por algum
problema familiar, falta segurança, falta de perspectiva na vida pessoal e
principalmente na profissional se considerarmos o “tempo de crise” que hoje
assola o mundo, gera medo e, consequentemente, paralisa o colaborador por
instabilidade gerada na empresa.
Apatia dos Dirigentes: Falta de
acessibilidade, pouca comunicação, falta de objetivos claros e metas
plausíveis, a prática diverge do discurso.
Apatia Empresarial: Instabilidade do
mercado, Baixa demanda concorrentes com políticas, metas e objetivos bem
definidos e superiores a empresa em questão.
Uma vez que a apatia está instalada, é
preciso muita coragem, determinação, disciplina e colaboração mútua de ambas as
partes para que este quadro se reverta. Mas temos que levar em consideração as
crenças limitantes que podem estar incrustadas nesta situação, tanto empresa
quanto colaborador tem suas crenças de acordo ao seu “mapa de mundo”. O que vem
a ser isto: em PNL costumamos dizer que MAPA NÃO É TERRITÓRIO, ou seja,
há uma diferença incontestável entre a realidade e a experiência de um
organismo.
Toda pessoa tem seu próprio mapa e a
construção do mesmo é determinada por fatores genéticos e pela história de vida
pessoal de cada um, ou seja, nenhum mapa de alguém é mais “real” ou
“verdadeiro” do que o mapa do outro. Considere seu cérebro, e as
informações que existem nele, a sua história de vida, suas experiências como
sendo o seu MAPA. Percebe que cada SER tem sua peculiaridade.
Não é o seu “território ou a “sua
realidade” que limitam as pessoas, mas sim AS ESCOLHAS DISPONÍVEIS E
ESCOLHIDAS ATRAVÉS DELAS.
Desta forma, podem existir dentro do mapa
de cada colaborador crenças que os limitem a progredir. Como fazer para motivar
e mudar este quadro?
Primeiramente devemos identificar esta
crença (são filtros perceptivos através dos quais vemos o ambiente), tratar,
buscar o estado desejado, criar meios para que se consiga checar se esta meta
foi atingida, verificar se o objetivo atual não conflita ou discorda totalmente
do estado desejado e desafiar os recursos internos necessários para que
isto ocorra.
Mas devemos tomar cuidado ao mudarmos uma
crença, pois temos alguns fatores relevantes a prestar a atenção.
· Algumas pessoas
não desejam mudar
· Se mudar, não
sabe como agir com aquele novo comportamento, visto que é a primeira vez que se
depara com ele, ela não tinha esta referência interna.
· Não se permite a
usar o NOVO
Questões comuns em relação às crenças
tendem a cair em uma das seguintes classes:
DESESPERANÇA: Crenças em que o objetivo desejado é
inatingível, independente das próprias capacidades
IMPOTÊNCIA: Crenças em que o objetivo desejado é possível, mas
que não há capacidade para consegui-lo.
DESMERECIMENTO: Crença em que o objetivo desejado não é merecido
por algo que ( foi ou não ) feito.
Portanto PNL pode ser um dos
instrumentos, uma ferramenta para ajudar a alavancar e mudar este quadro, como
qualquer outra técnica, mas desde que se tenha sempre um compromisso assumido:
A DECISÃO DE MUDAR
Como? Utilizando alguns dos itens como
antídoto ou remédio para que a empresa tenha uma BOA SAÚDE novamente ou para
que este Vírus seja eliminado por completo do seu mundo corporativo, mas desde
que sejam utilizados com DISCIPLINA e VONTADE.
· Planejamento e
estabelecimento de metas e objetivos claros, com divulgação de resultados para
compreensão de todos da empresa
· Medidores de
performance compreensíveis e que possam ser acompanhado por todos
· Implantação de
canais de COMUNICAÇAO em todos os níveis e departamentos da empresa
· Incentivo as
atitudes pró-ativas e reconhecimento de tais atitudes.
· Viabilização de
perspectivas internas
· Desenvolvimento
pessoal, sempre apresentando e deixando claro para o colaborador o que se
espera dele pós investimento em treinamentos, palestras ou qualquer outra
atividade que ele participe, o envolvendo a cada dia em seu aperfeiçoamento
pessoal e profissional
· Criação de
grupos heterogêneos visando maior participação de todos
· Transparência em
relação às pessoas
Como dissemos, em PNL “TODO COMPORTAMENTO TEM
UMA INTENÇÃO POSITIVA” busque-a sempre, sua automotivação é essencial,
não se contamine com a apatia. Tudo que está ao nosso redor só está
porque permitimos. Porque se a pergunta é pode, a resposta é pode , resta
a você fazer a escolha e dizer SIM ou NÃO.
Permita-se a se comprometer com você e não espere a
resposta no outro ou na empresa, aprenda a usar seus recursos internos com
coragem. Esteja atento, não permita que a APATIA lhe contamine.
*Márcia Colombani Pavani é Master Practitioner em PNL e facilitadora do treinamento de alto impacto Olho de Tigre – www.olhodetigre.com.br.