Quando
eu era adolescente, minha mãe costumava comprar sapatos na
Pontal da Teodoro Sampaio, em São Paulo. O motivo era um vendedor que sabia
exatamente o que queríamos. Ele sabia o nosso número, a cor e os modelos que
iriam nos agradar.
Em meus treinamentos costumo dizer que o vendedor
já
nasce com esse dom, da mesma forma que algumas pessoas têm o feeling certo
para trabalhar com atendimento ao cliente e outras não. Pessoas criativas já
nascem com o dom para serem ótimos publicitários, enquanto aquele que fez a
melhor faculdade talvez não consiga deslanchar na carreira e se torna um
profissional medíocre.
Isto é uma essência da própria pessoa, todos
concordamos, mas é suficiente?
Podia
ser há 20, 30 anos atrás.
É inacreditável que hoje, os profissionais de
vendas, não se reciclam, não se qualificam, muitos não tem acesso ás redes
sociais da internet por achar isso uma bobagem! Também não participam de
cursos, treinamentos e nem mesmo de palestras.
Não
faz muito tempo, ministrei treinamento fechado para nove vendedores da mesma
empresa e um deles, ficou durante as oito horas do treinamento, repetindo a
mesma frase “Tenho 20 anos de vendas e agora tenho que fazer curso em vendas!”.
Por que não?
Por
que não agregar mais conhecimento ao que já temos na nossa bagagem?
Por
que não conhecer novas idéias? Por que dizer “NÃO” ao novo?
O perfil necessário
para esse novo profissional de vendas, esse profissional de novos tempos, é o
do Camaleão.
O
Camaleão é um animal que tem a capacidade de se adaptar ao ambiente. O
Vendedor-Camaleão é aquele que tem a capacidade de se adaptar às novas
tendências, as novas tecnologias e também ter a capacidade de se adaptar a cada
cliente.
O
Vendedor-Camaleão tem habilidades para entrar em sintonia, usar a mesma
linguagem, usar técnicas de Linguagem Corporal para entender os sinais que o
cliente, através do corpo, está enviando..
Muitos
vendedores demoram meses para conseguir agendar uma reunião ou uma visita em
uma empresa, e jogam a oportunidade fora apenas por não conseguirem entrar em
sintonia com a pessoa que decide. E pensam “Por que será que eu não consegui?”.
Não
foi por causa do preço ou da qualidade. Não foi porque o concorrente tinha mais
vantagens ou porque tinha melhor prazo de pagamento ou entrega mais rápida.
Qual
foi o motivo?
Foi
apenas falta de sintonia entre você e aquele cliente que você tanto
almejava.
Não
apenas olhe, mas observe, não apenas ouça, mais escute!
Não importa quantos anos de experiência você
tenha, se tratando de pessoas, nosso aprendizado é infinito.
Myrian Mourão é Publicitária, profissional de Marketing, diretora da Mhaya Criação & Estratégia, palestrante, trainer em PNL e pesquisadora de L.C.


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