Motivação em sala de aula – Entrevista com Jackson José de Bomfim

Apresentação do entrevistado
Sou Jackson José de Bomfim*, tenho 20 anos e estou cursando o segundo período de Administração de Empresas, pela Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC), em Curitiba - PR.
 Sou apaixonado pela vida, vivo cada momento como se fosse o último, sou mais caseiro, gosto de conversar com as pessoas, tenho fácil acesso para amizade, tanto é que ás vezes me chamam de político haha.
Uma coisa que me faz refletir e me da um desgosto, é a injustiça que existe no mundo. As pessoas são injustas com as  outras, não sabem valorizar a capacidade de cada uma, sobrepondo-se sobre os esforços empenhados em
desenvolver as capacidades, deixando a ética e a humildade de lado.
Os Administradores devem ser apaixonados pelo que fazem. Gosto do meu curso, e com ele, no decorrer dos anos, quero angariar mais conhecimento, ser um formador de opinião. Acima de tudo, deixar uma marca positiva nos colegas de classe que compactuam com minhas ideias.
Ao sair da faculdade, pretendo me especializar em alguma área, adquirindo cada vez mais conhecimento, para seguir uma carreira executiva de sucesso, além de aprender a administrar a minha vida! 

Hoje, como você avalia seus colegas de classe, possuem o mesmo objetivo e comprometimento como você?

Bom, como uma liderança em classe, creio que a maioria dos colegas possui total comprometimento e estão em busca do mesmo objetivo, que é se tornarem pessoas com mais conhecimento, formadores de opiniões e que querem um status melhor na sociedade, mediante a carreira que pretenderam seguir.
Mas como em todos os âmbitos da vida, sempre existem aqueles que não querem nada com nada e levam tudo num “oba oba” achando que a vida é somente flores.

Quais carências você já percebeu no curso de ADM?

A administração é uma área muito abrangente. Nós que estudamos, conhecemos um pouco e sabemos que não é uma área fácil de estudar, para no futuro seguirmos uma carreira de sucesso. O curso requer muito empenho, esforço, tempo e acima de tudo, força de vontade, acreditando em um potencial interno que cada um de nós temos e devemos aprimorar.
Mas nem sempre é assim, creio que seja o problema não do curso, mas sim das pessoas que o cursam. Muitos não se motivam, reclamam e nem sequer se esforçam, não tem empenho e nem dedicação, deixando a desejar, deixando de almejar um melhor aproveitamento do conhecimento adquirido em sala de aula. Esse é um fator que deixa a desejar no curso em si e pelas pessoas.

Em sua opinião, a desmotivação é a causa para falta de empenho/dedicação?

Creio que a motivação é um fator essencial para um sucesso acadêmico. Ficar se lamentando ao fazer trabalhos acadêmicos, ao estudar, querendo se livrar logo dos trabalhos e fazê-los mal feitos, não leva a nada.
Se reclamar ao fazer isso, fazem mal feitos imagina se um dia forem comandar uma empresa como executivos, ou até mesmo em suas atividades cotidianas, não darão conta do recado. Empenho, motivação e força de vontade acima de tudo! 

Quais seriam as principais causas dessa desmotivação? Em sua opinião, como poderíamos melhorar esse lamentável quadro?

Como salientei anteriormente, não está havendo empenho, força de vontade. Desta maneira, gerando falta de motivação.
Pois bem, mas o que é a motivação? É um fator psicológico que vem de dentro de pessoa, dizemos então que é um fator intrínseco, mas que de certa forma pode ser afetado por algum tipo de fator externo (chamado de fator extrínseco). Algumas vezes essa motivação vem por necessidade, à necessidade de um objetivo que temos enquanto estudantes e futuro Administradores.
Para quem vai ingressar na área, fica como dica, em qual objetivo quer chegar, o que quer realmente com o curso? Se for só status de se obter um diploma, nem comece o curso! Mas pra quem quer um futuro, se dedique ao máximo, tenha empenho e força de vontade de aprender e ter conhecimento, para ser um formador de opinião e que no final, todo o esforço empenhado, será compensado!

Você como estudante acadêmico, pode dar algumas dicas para quem irá ingressar no curso de Administração e para quem está com a auto-estima baixa em relação à disciplina?

Bom, quase tudo que precisava ser dito, foi abordado neste singelo bate papo com o Mundo administrativo.
Fica para todos que estão pensando em cursar Administração de Empresas, pra quem está cursando, que não desistam de seus sonhos. Que nessa vida não somos nada sem uma formação, sem uma faculdade. Que busquem e almejem seus objetivos sempre com força de vontade, pois todos nós somos munidos de inteligência e capacidade moral para alcançarmos nossas metas.
Sempre que for fazer algo, faça bem feito, não só por obrigação, a vida lá fora cobra praticamente a perfeição, ou o mais próximo dela.
A motivação deve existir pela necessidade de um futuro melhor. Nessa vida nós nascemos sabendo chorar. Temos que aprender a sorrir com a vida. Fazer o que queremos e gostamos com amor e dedicação. Diz a lenda, que existe uma viagem que tem cerca de 30 centímetros de distância. Essa viagem pode ser curta, mas ao mesmo tempo longa. Essa viagem muitos podem nunca fazê-la. Essa viagem que digo é a viagem que fazemos quando um pensamento sai da cabeça e atinge o coração. Quando colocamos os sentimentos nisso, e esse pensamento atinge o coração, pode ter certeza que valera a pena e terá uma excelente recompensa!
Isto posto nobres e futuros administradores, um forte abraço e agradeço ao MUNDO ADMINISTRATIVO PELA OPORTUNIDADE. Muito obrigado!

Entrevista realizada dia 25 de Setembro de 2013 por Nilton Ferreira Junior (Editor geral do Mundo Administrativo) e Jackson José de Bomfim*.

*Jackson José de Bomfim
Acadêmico de Administração pela Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC), em Curitiba - PR. Hoje, é representante do Curso de Administração em sua turma, recebendo prêmios e grande destaque no meio acadêmico – Um jovem talento.

Contato: Jackson_bomfim@hotmail.com

Nenhum comentário: