Diante
da nova realidade competitiva e do crescente nível de exigência do mercado de
trabalho atual, torna-se inevitável a aplicação da inteligência emocional para
a obtenção da satisfação pessoal no trabalho.
A
inteligência emocional tem importância fundamental na atividade laborativa, e
dela dependem muito o sucesso e a sobrevivência de uma pessoa no mercado
profissional. As emoções quando são adequadamente controladas permitem uma boa
produtividade, um bom relacionamento e bem-estar, e são também capazes de gerar
mais lealdade e compromisso com o trabalho.
A
orientação moderna para o sucesso profissional
pressupõe que os indivíduos
saibam criar condições onde se sintam seguros, motivados, satisfeitos e confortáveis
para enfrentar os desafios requeridos por suas realizações pessoais frente ao
mesmo. A inteligência emocional está relacionada com o uso inteligente das
emoções, inclusive nos aspectos relacionados ao trabalho. Afinal, para
efetuá-lo, uma pessoa é envolvida em todos os seus aspectos, inclusive
psicológicos. Dessa maneira, as emoções inevitavelmente interferem na maneira
do indivíduo executá-lo, contribuindo tanto para a satisfação quanto para a
insatisfação. São muitas as situações em que a inteligência emocional pode ser
aplicada no trabalho, como desde as resoluções de problemas operacionais, até o
atrito de opiniões diversas durante uma reunião com o líder.
Esta
Inteligência aplicada às atividades laborativas é fundamental para a realização
pessoal e profissional, uma vez que a falta da capacidade para lidar com as
próprias emoções pode destruir vidas e acabar com carreiras profissionais. A
realização e a satisfação no trabalho são alguns dos principais fatores
geradores dos sentimentos de felicidade e bem-estar.
Controlar
as emoções significa algo bastante diferente de sufocá-las, pois se
compreendendo o contexto emocional que se está inserido o indivíduo pode
colocar em ação o controle de suas emoções a seu favor, de forma a provocar a
satisfação pessoal no desenvolvimento das suas atividades profissionais.
Manter-se
consciente dos próprios sentimentos, permanecendo atento ao que se está
sentindo, também é uma aptidão emocional básica que auxilia o desenvolvimento da integridade e leva a pessoa a
descobrir satisfação no trabalho. Igualmente importante é saber sintonizar-se
com os sentimentos daqueles com quem se relaciona no ambiente profissional, uma
vez que, se não for capaz de avaliar a qualidade e intensidade dos próprios
sentimentos, a pessoa não poderá definir até que ponto esses sentimentos o
estão a influenciar e aos que estão à sua volta. Além do mais, estando
consciente do próprio estado emocional poderá também estar em sintonia com o
estado emocional daqueles que o cercam, interagindo assim eficazmente com eles.
O
conhecimento da inteligência emocional no trabalho é de grande relevância pelas
exigências do mercado atual, afinal parece que está existindo, de fato, uma
mudança social e estrutural aos níveis dos valores no ambiente de trabalho,
implicando na própria maneira de se trabalhar, e isto incluiu o indivíduo com
suas realizações e satisfações pessoais. Acrescento ainda que a inteligência
emocional demonstra que o ser humano é o verdadeiro diferencial no mercado
profissional, e para que ele possa utilizar todo o seu talento interno, as
emoções precisam ter um espaço garantido, através de seu uso inteligente.
A
satisfação no trabalho não possui um caminho único para ser alcançado, mas tem
que existir a necessidade humana de cada um desvendar seu conceito particular
de satisfação e descobrir posturas e escolhas que resultem em satisfação no
trabalho. Entretanto, o uso da inteligência emocional favorece a satisfação
pessoal do individuo no trabalho, no sentido de que o uso inteligente das
emoções trabalha como um suporte para uma interação entre a vida psíquica e o
próprio sistema de valor dos indivíduos em relação ao mesmo, evidenciando a
integração entre o estado psicológico do trabalhador e a sua satisfação no
ambiente de trabalho.
Autor:Fernanda Schröder Gonçalves
Psicóloga,BA em Gestão Estratégica de Pessoas.